top of page

Teorias da Comunicação: Andreyna Bianchi

  • Foto do escritor: purple vision
    purple vision
  • 27 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Eu acredito que a maior interação que o jovem tem  com os meios de comunicação é com a internet.Até porque os outros, como rádio e tv, hoje,também estão inclusos nesta.Não lemos uma notícia no papel,e sim no twitter,não ouvimos a rádio disney, vemos e ouvimos a entrevista ao vivo no youtube, "a novela dás 9 vai estar no Globo play mais tarde, eu posso assistir depois".Mas,sendo uma jovem de 18 anos,nascida no século XXI, geração milênio, filha do corta e cola no Wikipedia, estranhamente não sou muito  diferente das pessoas do passado, que só tinham a rádio e o jornal impresso como meio de comunicação.E porque isso?

O meio em que a mídia é divulgada não  altera a forma como é divulgada em questão de conteúdo.A problemática não é ser da geração milênio,um ser considerado manipulável,porque os conflitos dentro da comunicação existem muito antes de nossos próprios pais existirem.

A teoria hipodérmica,que surgiu no período entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial. Nos trás o conceito da "agulha hipodérmica ", a agulha seria uma mensagem midiática que é injetada em nós, e não temos nenhuma resposta, resistência,  sobre aquele estímulo, e isso é fato.Nós fomos e somos muito manipulados pelos meios de comunicação.O que a mídia diz nos move.O que a televisão dita, é lei.

Mas é mesmo?

Hoje às eleições são decididas por um tweet.Uma opinião é formada por um manchete do Folha de São Paulo, porém nem tudo isso é verdade.

280 carácteres não definem a ética de alguém e uma simples manchete não conta uma história. Até mesmo se você pesquisar sobre, for a fundo e fazer mais do que muitos, a forma que aquela notícia foi contada pode não ser a real. Nós contamos as nossas versões dos fatos, não importa onde.E essa é a questão, NÓS.

Então resolver isso não seria mostrar que a mídia muda o nosso viver e sim olhar nós mesmos.

Nós que  manipulamos.

Nós que mudamos os caminhos daquele fato.

Nós que  nos deixamos manipular.

A agulha só nos é injetada com a nossa permissão.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page